Pensando bem
13 de julho de 2015
Reforma tributária, futura batalha de Cunha
14 de julho de 2015
Exibir tudo

Aumenta pessimismo entre deputados

1
A popularidade da presidente Dilma Rousseff não piorou apenas entre a população. Sua avaliação também não é boa na Câmara dos Deputados. É o que revela pesquisa da Arko Advice que ouviu 100 deputados federais de 23 partidos políticos entre 30 de junho e 3 de julho.
Para 63% dos entrevistados, a relação entre o Executivo e o Legislativo é ruim ou péssima. O índice chegou a três pontos percentuais abaixo do de maio (66%). Além disso, 72% acreditam que essa realidade se manterá ou ficará pior nos próximos três meses. Em maio, eram 58%.
A desaprovação ao modo como a presidente governa atingiu o recorde de 68% ante 64% em maio. A nota dada para Dilma foi de apenas 3, numa escala de 0 a 10. Desde que a Arko iniciou o levantamento (fevereiro), a melhor nota foi registrada em abril (4,29).
Também piorou consideravelmente a avaliação da política econômica. Os que a avaliam como ruim ou péssima passou de 46% para 55%, a maior taxa desde o início de 2015. A explicação, em parte, reside nos índices econômicos recentemente divulgados, como o aumento da inflação e do desemprego.